Os seguintes Centros Meteorológicos compõem o SISCEAB:

– Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA): localizado no CINDACTA I, em Brasília-DF, o CNMA tem a finalidade de proporcionar previsões e informações meteorológicas para emprego aeronáutico, na sua área de responsabilidade, e disponibilizar os produtos gerados pelos WAFC no âmbito do SISCEAB. A área de responsabilidade do CNMA está compreendida entre os paralelos 12ºN e 40ºS e os meridianos 10ºW e 80ºW.

– Centro Meteorológico de Vigilância (CMV): localizados nos CINDACTA, o CMV tem a finalidade de monitorar as condições do tempo e elaborar previsões meteorológicas para a sua área de responsabilidade, visando apoiar os Órgãos de Tráfego Aéreo e as aeronaves que voam no respectivo espaço aéreo. A área de responsabilidade de um CMV corresponde a uma ou mais FIR (ou setores de FIR). Geralmente esta área é a mesma do ACC a que está associado.

– Centro Meteorológico de Aeródromo (CMA): o CMA tem por finalidade prestar apoio à navegação aérea nos aeródromos. Além desta finalidade, o CMA-1 deve elaborar previsões e avisos para a respectiva área de responsabilidade e para os aeródromos sob sua vigilância. Em função das finalidades e atribuições, os CMA são classificados em:

– Centro Meteorológico de Aeródromo Classe I (CMA-1);
– Centro Meteorológico de Aeródromo Classe II (CMA-2); e
– Centro Meteorológico de Aeródromo Classe III (CMA-3).

– Centro Meteorológico Militar (CMM): o CMM tem a finalidade de prestar apoio meteorológico específico à aviação militar nas Bases Aéreas ou Unidades de Instrução Aérea em que estiver localizado. Em função da natureza da missão das Unidades Aéreas sediadas, os CMM são classificados em:

– Centro Meteorológico Militar Classe I (CMM-1); e
– Centro Meteorológico Militar Classe II (CMM-2).

Deixe um comentário