Barômetro de mercúrio
A forma mais precisa para se medir a pressão atmosférica é através do barômetro de mercúrio, inventado por Torricelli em 1643. Este barômetro mede a altura da coluna de mercúrio (Hg) dentro de um tubo de vidro, onde uma das extremidades é aberta e exposta à pressão atmosférica que exercerá uma determinada força sobre o mercúrio, causando variação na coluna. Por exemplo, se a pressão atmosférica aumenta, haverá mais pressão sobre mercúrio fazendo com que a coluna se eleve.
Apesar de ser a forma mais precisa de medição da pressão atmosférica, este barômetro não permite uma leitura simples da pressão, além de não ser muito prático para transportar. Por estes motivos, ele é comumente utilizado em estações de observação meteorológica e em laboratórios.
Barômetro aneroide
Apesar de serem um pouco menos precisos do que os barômetros de mercúrio, os barômetros aneroides são mais compactos, fáceis de obter a leitura e de transportar.
O barômetro aneroide é composto por uma câmara de metal com uma mola no seu interior, para evitar o seu esmagamento pela pressão atmosférica, e um mostrador calibrado. Esta câmara se comprime quando a pressão aumenta e se expande quando a pressão diminui, estes movimentos são transmitidos a um ponteiro sobre um mostrador calibrado em unidades de pressão. O altímetro, presente nas aeronaves, nada mais é do que um barômetro aneroide com o mostrador calibrado para exibir altitude.
Unidades de medida da pressão atmosférica
Em meteorologia e na aviação as unidades mais utilizadas são:
– hPa (hectopascal), antigamente utilizava-se o termo “milibar” (mb);
– mmHg (milímetros de mercúrio); e
– polHg (polegadas de mercúrio), também expresso como inHg.
A seguir os valores práticos de cada uma destas unidades:
– 1 hPa = 30 pés
– 1 mmHg = 1,333 hPa = 40 pés
– 1 polHg = 33,86 hPa = 1000pés
No Brasil, nas mensagens meteorológicas (ex.: METAR) e comunicações de tráfego aéreo a pressão atmosférica é sempre expressa em hPa (hectopascal). Em alguns países, como os Estados Unidos, a polHg é adotada como unidade padrão para expressar a pressão atmosférica.
Exemplo de um METAR:
METAR SBKP 071300Z 12008KT 9999 SCT019 BKN080 23/19 Q1016