Na aviação a temperatura é medida das seguintes formas:
– Temperatura em superfície: em solo a temperatura é medida através de um termômetro instalado no interior de um “abrigo” de madeira, protegendo o termômetro da radiação solar, da chuva e de outros fatores que possam atrapalhar a medição precisa da temperatura.
– Temperatura em altitude: a temperatura em altitude é medida através de radiossondas lançadas através de balões meteorológicos, cuja funções é transmitir a temperatura, pressão e umidade encontrada nos diversos níveis que passa.
– Temperatura externa da aeronave: a medição da temperatura em voo apresenta uma série de dificuldades, devido a influência do ar de atrito e da compressão, sendo necessário a realização de correções para se obter uma temperatura precisa.
As três escalas mais utilizadas de temperatura são:
– ºC (Celsius)
– ºF (Fahrenheit)
– K (Kelvin)
No Brasil, adota-se a escala Celsius (ºC) como padrão para a aviação.
Duas referências de temperatura são muito utilizadas na correlação entre as escalas: a temperatura de congelamento e a de ebulição da água. Veja:
A conversão das escalas de temperatura pode ser realizada através das fórmulas a seguir, no entanto, não há necessidade de decora-las, uma vez que através do computador de voo é possível realizar facilmente a conversão entre ºC e ºF. A escala Kelvin não é utilizada na aviação.
Cº = (Fº – 32) / 1,8
Fº = (1,8 x Cº) + 32
Para realizar a conversão das unidades de medida de temperatura, Celsius e Fahrenheit, basta consultar a escala localizada na parte inferior da face A do computador de voo. O processo é muito simples, não sendo necessário nenhum ajuste no computador de voo. Basta localizar a temperatura desejada na escala, e encontrar a temperatura correspondente em Celsius ou Fahrenheit.