O que indicam as luzes de navegação do avião?

Assim como nos navios, no lado direito do avião tem uma luz verde (estibordo – starboard) e no lado esquerdo uma luz vermelha (bombordo – port).

Ainda tem a luz de navegação branca que pode ficar na parte de trás da ponta da asa (bem atrás da verde e da vermelha) ou no cone de cauda, bem abaixo do leme de direção.

Pra que servem estas luzes no avião? Para indicar qual o sentido que o avião está seguindo em relação a outro na escuridão.

Casos:

  1. Se você ver uma luz verde, saberá que o outro está se afastando de você para a direita e você tem a preferência da manobra.
  2. Se você ver uma luz vermelha, o outro estará se afastando para a esquerda e ele terá a preferência.
  3. Se você ver uma verde e uma vermelha, ele estará vindo em sua direção e você é obrigado a desviar para direita e dar a asa esquerda vermelha pra ele (ou seja, se vc viu uma verde e uma vermelha, o outro também viu e vai desviar para a direita dele te mostrando a asa esquerda vermelha a você).
  4. Se você avistar apenas luzes brancas na sua frente, saberá que o outro está se afastando de você (a menos que você esteja mais rápido, neste caso a manobra de ultrapassagem pode ser tanto por bombordo quanto estibordo).

* As luzes de navegação devem permanecer acesas o tempo todo

Deixe uma resposta