As seguintes Estações Meteorológicas compõem o SISCEAB:

– Estação Meteorológica de Superfície (EMS): a EMS tem a finalidade de efetuar observações meteorológicas à superfície para fins aeronáuticos e, quando previsto, para fins sinóticos, registrar os dados das observações para fins climatológicos e confeccionar informes meteorológicos para divulgação das referidas observações. Em função das finalidades, atribuições e equipamentos, as EMS são classificadas em:

– Estação Meteorológica de Superfície Classe I (EMS-1);
– Estação Meteorológica de Superfície Classe II (EMS-2); e
– Estação Meteorológica de Superfície Classe III (EMS-3).

– Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A): a EMS-A tem a finalidade de efetuar observações meteorológicas à superfície para fins aeronáuticos e confeccionar informes meteorológicos para divulgação das referidas observações, sem intervenção humana.

– Estação Meteorológica de Altitude (EMA): a EMA tem a finalidade de efetuar observações meteorológicas do ar superior, coletando, por meio de radiossondagem, dados de temperatura, umidade e pressão, bem como valores de direção e de velocidade do vento, nos diversos níveis da atmosfera, registrar os dados das observações para fins climatológicos e divulgar os informes meteorológicos inerentes às referidas observações. As EMA devem fazer parte da rede básica da OMM.

– Estação de Radar Meteorológico (ERM): a ERM tem a finalidade de detectar e processar imagens de nuvens e de fenômenos meteorológicos obtidas por radar. A operação é exercida de forma remota pelo CMV.

Deixe um comentário