Qual a diferença Temperatura X Calor

É comum nos referirmos ao calor e a temperatura como sendo a mesma coisa, mas será que está correto? Não, eles possuem conceitos distintos, apesar de estarem relacionados. Quem nunca virou para o outro no elevador, durante aquele silêncio interminável, e disse “está calor hoje né!”. Esse é um exemplo clássico do uso equivocado da palavra calor, onde o uso do termo temperatura seria o correto. Vamos aos conceitos!

Calor: também chamado de energia térmica, corresponde à energia em trânsito que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Essa transferência ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.

Temperatura: grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de um determinado corpo. Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura.

Em resumo, a temperatura é a medida do quanto estão agitados os átomos e moléculas de um corpo, e calor é a quantidade de energia envolvida nessa agitação molecular.

Deixe uma resposta