Composição e propriedades da atmosfera

Num volume de ar seco a mistura dos gases presentes na atmosfera é composta pelos gases constantes na tabela abaixo, cuja proporção se mantém constante até cerca de 60km de altura.

     Gas                                Volume (%)

Nitrogênio (N2)…………………….. 78%
Oxigênio (O2)……………………….. 21%
Argônio (Ar)………………….. ….. 0,93%
Dioxido de carbono (CO2)…   0,03%
Outros gases………………………  0,04%

 

O ar também contém uma quantidade variável de vapor d’água em sua composição, que pode varia de 0,01 a 4%, o que irá resultar na alteração da proporção dos outros gases. A propriedade que o ar tem de reter vapor d’água chama-se “capacidade“.

A quantidade máxima de vapor d’água que o ar é capaz de absorver depende diretamente da temperatura, quanto maior a temperatura do ar mais vapor d’água ele é capaz de absorver. O ar é considerado saturado quando a capacidade máxima de absorção de vapor d’água é atingida. O vapor d’água reduz a densidade do ar, pois o peso molecular da água é inferior ao do ar, logo, o ar úmido é mais leve que o ar seco.

Um termo que é de conhecimento geral é “umidade relativa do ar”, valor que pode variar de 0 a 100% e indica o grau de saturação de vapor d’água a certa temperatura. Portanto, cuidado para não confundir umidade relativa do ar com o máximo de vapor d’ água que o ar é capaz de absorver (cerca de 4%).

Analisaremos a seguir algumas propriedades da atmosfera terrestre.
– a atmosfera sofre variações verticais e horizontais de temperatura, pressão, densidade e umidade;
– o ar presente na atmosfera é elástico e compressível;
– o ar é um mau condutor de eletricidade e calor;
– o ar é insípido, inodoro e incolor; e
– a atmosfera proporciona condições para a vida humana apenas em baixas altitude.

Deixe uma resposta